quinta-feira, 10 de junho de 2010

E SURGIU UM DIA ESPECIAL

Crónica nº.118 aos 6 de Junho 2010

Para Engenhocando2.blogspot.com

e-mail
ct1dt@sapo.pt

Por esta é que eu não estava à espera !
Em Maio último, a minha grande amiga Ana Ramon, do blog Paixão dos Sentidos com quem mantenho correio quase diário desde há anos, começou a pedir-me fotos das publicadas anteriormente, mas se possível com melhor qualidade. Surpreendido, lá andei pelos muitos albuns que possuo, à procura delas, e tendo descoberto muitas outras, fui enviando via e-mail para ela, que vive a uns 200 Km de mim.

Mas para que desejaria outras imagens e de melhor qualidade?

E pedia uma foto de mim em novo... e depois outra um pouco mais velho, e uma da minha falecida esposa… Que diabo estaria ela a fazer?
Fui sempre respondendo o melhor que sabia e podia, porque as fotos que eu possuía, eram todas dos tempos do preto e branco e muito pequenas, e ela sempre insatisfeita com a má qualidade de algumas delas, e eu retocava, dava mais luz, mais contraste, eu sei lá… mais tarde perguntou-me se poderia alterar alguns parágrafos, algumas expressões, porque achava que ficariam mais "doces" do que aquelas que eu havia escrito...

Pior, pensei eu, pois se já está tudo impresso nos blogs, porque quereria ela "adoçar" certas coisas dos meus escritos?

E um dia ela confessou-me de que havia gostado tanto dos meus escritos, que aquilo devia ser impresso em livro!

Ainda fiquei mais surpreendido, por adivinhar um trabalho tremendo, para dar uma reviravolta nos mais de 100 artigos publicados porque as crónicas estavam salteadas, e umas vezes falava dos tempos da minha Escola Primária, outras de episódios em adulto e outros muito mais velho, e havia que lhes dar uma sequência no tempo para se tornarem simples e agradáveis de ler.
Para ela poder fazer este trabalho, teria de ler todos os artigos e estudar a forma de os ligar, trabalho que ela me confessou, nunca ter feito, mas que gostaria de experimentar.

- Oh Ana! - dizia-lhe eu - Isso é tão complicado que lhe vai rebentar com a paciência!

Mas como ela sempre foi muito persistente, foi para a frente com o projecto, lendo e relendo, chegando ao ponto de pedir ao marido, o Sr. António Figueiredo, que lhe lesse muitas das crónicas, para ela ir observando e tomando nota da "doçura" necessária a implantar.

Mas um dia, de conversa com um nosso comum amigo, o Silvio Leiria, também radioamador mas com indicativo CT1BPT, e que já havia empurrado a ARR (Associação dos Radioamadores do Ribatejo) e outros colegas para colocarem o meu falecido irmão Carlos Mar Bettencourt Faria como patrono desta associação, e sabendo ele do que estava a fazer a Ana Ramon, achou que seria interessante fazer-me uma homenagem oficial e aproveitar esta oportunidade, para distribuir alguns exemplares da minha obra do ENGENHOCANDO, por aqueles que estivessem interessados.

A Ana ia morrendo de susto, pois ainda não tinha acabado o seu projecto, mas logo aderiu à ideia e vai de "carregar no acelerador a fundo", para que nesse dia 6 de Junho, essa homenagem fosse possível...

Conseguiu que uma tipografia lhe fizesse um preço razoável e depois de lhe entregar o trabalho, deslocou-se uma série de vezes para acompanhar de perto toda a execução e poder corrigir tudo o que fosse necessário.

E tudo em grande segredo! Isto é que ela é uma Mulher !

Mas ela e o Silvio não me queriam mostrar nada do livro para a minha surpresa ser ainda maior. E somente me apresentaram um, poucos dias antes da homenagem para eu poder ler antes dos outros.

O Sílvio foi abordar o Presidente da Câmara de Benavente, Sr. José Ganhão, para ver a possibilidade de seguirem com esse evento usando o Cine Teatro de Benavente e depois o Parque de Campismo para um piquenique festivo.

"Ainda bem que me lembra isso, porque também estou interessado em oferecer-lhe uma medalha pelos bons serviços prestados à Protecção Civil " – disse o Presidente da Câmara.

Convidaram mais de 20 associações e todos os radioamadores possíveis, para estarem em Benavente, o que veio a acontecer na data prevista, com mais de 300 pessoas, estando na mesa de honra o Presidente da Câmara de Benavente, José Ganhão, a engenheira Luisa da ANACOM, o engenheiro Adelino da revista QSP e um velho amigo já laureado e da minha idade, o meu amigo professor Martinho e... eu, claro!

O meu amigo Sílvio, foi o Mestre de Cerimónias e tinha tudo bem controlado, usando um valente projector de cinema com imagens retiradas dos meus blogues e que foram muito aplaudidas.



No fim dos discursos, eu pedi uma salva de palmas para a minha grande e adorável amiga Ana Ramon e esta foi convidada para subir ao palco e fazer os seus comentários sobre a minha pessoa... e levando também muitas palmas.


No final dos discursos, todas as pessoas se dirigiram para a mesa onde estavam expostos vários exemplares do “Engenhocando” para os adquirir



e depois subiam ao palco para me pedirem para autografar.


Seguidamente dirigimo-nos para o parque de Campismo, onde já estava um porco a ser assado e foi um momento de grande confraternização e alegria



O CT4QP fez a reportagem fotográfica de todos os acontecimentos e estou confiante de vir a possuir um CD, para eu poder recordar, assim como a minha numerosa família, os vários momentos daquele evento tão raro na vida duma pessoa tão simples como eu sempre fui e sou.
Bem espero que não venha isto a ser o "Canto do Cisne".

E os amigos que pretendam adquirir o livro, podem entrar neste endereço:
http://www.ct1arr.org/ e clicar em cima do livro para poder proceder á encomenda.