terça-feira, 1 de dezembro de 2009



E TORNEI-ME UM CHICO ESPERTO


http://www.engenhocando2.blogspot.com/

ct1dt@sapo.pt

Crónica 111 de Dezembro de 2009




Desde que eu nasci, em 1927, olhei o mundo e fiquei abismado com o que os meus olhos estavam a ver ! Primeiro vi as mamas da minha mãe, e fiquei deslumbrado, para sempre !


Tudo me parecia uma coisa de loucos, e mal comecei a pensar, deparei-me com pensamentos que, cada dia mais me intrigavam e um desejo imenso de saber mais e mais.

E mal aprendi a ler, verifiquei que este mundo onde vivia, como todos nós, me teria muito para explicar, até que me desse por satisfeito.



(Nota: Nesta crónica, o leitor vai ler várias vezes, o nome de "Xico esperto", e que se refere a dois operários reparadores de avarias que existiam no Hospital de Vila Franca de Xira, quando eu tive de fazer as visitas diárias à minha esposa, e ela lá esteve a ser operada a um cancro nos intestinos, de que viria a falecer um ano depois, nos meus braços.


Trata-se de dois operários que por lá andavam por todos os lados, a reparar tudo o que estivesse avariado, e um deles, que era o mais esperto, ia explicando ao seu ajudante, como aquilo funcionava.
E verifiquei, a pouco e pouco, que não era mais do que um operário classificado, como muitos outros de todo o mundo ! Um tipo desenrascado e hábil, que tinha acesso a todos os lados, não se fosse fundir uma lâmpada da Sala de Operações, ou um aparelho fundamental qualquer... Ele sempre arranjava uma solução diferente, para situações onde os outros, neste caso médicos, se encontram em situações difíceis. Muito habituado às mecânicas, um osso rachado, teria de levar placas, furos e parafusos)


E vim a saber que a Terra, não era mais do que uma "coisa" enorme, onde viviam, por todo ele, milhões de "Xicos espertos" que, como eu, estavam extasiados e impacientes por desejarem saber mais e mais, reparando com muita atenção, em tudo quanto lhe chega às mãos, antes de fazer, como a maioria das pessoas, que deita ao lixo, e vai comprar novo.

Quando se nasce duma família deste tipo e se vai à procura da sua origem, como foi o meu caso, fui encontrar 13 irmãos de meu avô, natural da ilha da Madeira, aldeia Madalena do Mar, de nome Bettencourt Leça, e que já tinha dois irmãos formados em medicina. Ele era o décimo primeiro, também atraído pela medicina, mas logo constatou de que a sua maior habilidade, estava mais em desenhar e pintar, do que empinar todas as imensas literaturas.

Ele queria saber os porquês de tudo o relacionado com o corpo humano, e se refugiava na biblioteca da Universidade, a desenhar tudo o que lá encontrava.

E foi lá, que foi encontrar um colega, também com dificuldades financeiras, de nome José Alberto de Carvalho Ferraz, a quem se juntou para estudar e se fiseram dois magníficos médicos.


Ambos adoravam música e este José Alberto Ferraz, tocava primorosamente violoncelo, a ponto de ter sido convidado para tocar no palácio real.

Ambos se entregaram de corpo e alma às pessoas que, como eles, vinham de famílias modestas.

Para eles, toda a gente devia ser tratada com carinho, muito carinho.



Este José, tinha uma irmã, de nome Leonor Esther Ferraz, que tocava primorosamente piano, e foi com ela, que o Carlos Bettencourt Leça, viria a casar.


Foi deste casamento, que nasceu a minha mãe, Maria da Luz, em 1902, na ilha de S. Miguel, freguesia de Ginetes, e mais 4 irmãos, embora estes tivessem nascido no Continente.

O meu simpático e curioso leitor, ao ver a fotografia de apresentação deste blog, até poderá pensar que eu vivo rodeado de uma profunda confusão de coisas e muita desarrumação... e é verdade !

Quando se nasce com propenção de insatisfeito, nunca mais se muda !
É um defeito de nascença .... Até parece que se nasce torto....





E tudo se foi desenrolando no meu cérebro, com coisas cada vez mais complicadas de entender, porque já havia muitos outros "xicos espertos", desde há milhões de anos, e todos nós éramos uns micro-pensadores, quando comparados com o ambiente que nos rodeia.

Mas chegou um dia, em que li algures, que há milhões de anos, este globo a que chamamos de Terra, estava em constante mutação, e que vivia transformando-se, a ponto de se rachar e separar continentes, levando consigo, tudo o que lá houvesse.


De alto a baixo, fendas vulcânicas mais frágeis, que se podem abrir e formam tremendas tempestadas marítimas, ocasionando Tsunamis violentíssimos que invadem terras distantes, como aconteceu em Lisboa, em 1755.

Os tremores de terra, violentíssimos, destroem tudo e, mesmo a 50 Km de distância, como é a terra onde eu vivo, de nome Benavente, não ficou pedra sobre pedra !


Toda esta zona é sísmica, pelo que muitos exercícios têm sido feitos, para ter todos os serviços de apoio, preparados para algum eventual sismo.

Como se pode ver por esta imagem, milhões de anos, que as Américas estavam ligadas à Europa.


Esta Terra, de hoje, já não era NADA do que havia sido antigamente !




E que durante esta tremenda evolução, cada estrela do céu, que eu via à noite, era composta de milhões e milhões de outros sois, possivelmente rodeados de outros planetas, como a nossa Terra !




E que sempre tinham existido muitos "xicos espertos" , uns mais espertos do que os outros, e que tinham inventado muitas explicações para a nossa existência.

Primeiro, que éramos todos descendentes de uns bichinhos a que deram o nome de Adão e Eva, mas que, como a Terra se havia rachado toda, teriam de haver muitos Adões e Evas, por todo o lado...

Aquilo não podia ser, até porque apareceu um destes bichinhos, que se chamava Darwin, outro "Chico esperto", que tentava explicar que teria havido uma grande evolução nestes bichinhos, até se chegar ao que eu e ele próprio, éramos, pessoas pensadoras e faladoras ! Ou seja, segundo ele, nós teríamos sido macacos... mas o que é certo é que imensas tentativas têm sido feitas para tentar por um macaco a falar e eles não conseguem....







E que a nossa Terra, tinha no Polo Norte e Sul, zonas tão frias, em que se haviam formado gelos e que, quando se derretiam, originavam água doce que todos necessitamos de beber para poder viver, e Mares tão salgados, que só outros bichos podiam beber, para viver; os PEIXES.

Mas só recentemente, e por ter lido umas coisas sobre o LAGO NESS, um lago imenso com uns 140 metros de profundidade, de 37 Km de comprimento, E DE ÁGUA DOCE, onde outro "xico esperto" garantia que ainda estaria vivo, um dinossauro de muitos milhares de anos e vivo, e até lhe tinham visto a cabeça, fora de água...

Mas ao ler a historia destas raças, fui encontrar mais uns "xicos espertos" que pensaram poder alterar a vida na Terra, matando, de qualquer maneira, os seus vizinhos, nem que fosse à dentada ou à paulada, e lá apareceram as guerras e muita CARNE PARA CANHÃO... com exércitos dos dois lados, sempre com medo de que os seus inimigos, fossem mais fortes...

Mas como eram outros "xicos espertos", originaram situações temporárias, em que sempre havia ganhadores e perdedores.

Quando Nobel descobriu a dinamite, já os chineses tinham descoberto a pólvora, e as espingardas, logo houve outros "xicos espertos" que pensaram: agora é que vamos poder matar e à distância, pelo menos, enquanto o inimigo não tivesse, também, as suas armas....iguais ou melhores...
Mas o inimigo também já as tinha, até que se chegou às armas atómicas, de destruição massiva, como aconteceu já nos nossos tempos, no Japão !
Os maiores e mais ricos países do mundo, Estados Unidos da América e Rússia, já se estavam a munir destas armas e se poderiam bombardear um ao outro, mas cheios de medo um do outro, não fosse o seu inimigo ser mais esperto, e mandar o seu fogo primeiro...

Até que chegaram à conclusão de o melhor seria ter um telefone, para tentarem resolver a coisa, antes de carregar, cada um, no seu "botão vermelho"...
Na mira destes "xicos espertos" só havia uma ideia, o poderem viver politicamente de forma muito diferente, desse por onde desse...
Nos EUA, havia povos de imensas raças, lá entradas de todo o mundo e com muita concorrência industrializada, imensos "xicos espertos", onde cada um poderia ganhar mais, os CAPITALISTAS, e do lado da Russia, havia que pôr todos os povos à sua volta, só a trabalhar para o governo, os COMUNISTAS e o seu governo se dizia DEMOCRÁTICO...
Nunca entendi assim, porque não havia eleições em lado algum ...

Os programas eram-nos enviados do Oeste da Alemanha, via rádio, e feitos por emigrantes de Leste, que tinham conseguido fugir do Leste, e contavam como estavam a ser tratados pelos russos.

Nesta Sala de Recepção, os operadores portugueses, recebiam essas comunicações e as enviávamos de volta para lá da Cortina de Ferro, por 8 formidáveis emissores de 200 Kw.




Aqui uma vista dos nossos emissores da Glória do Ribatejo, no Ribatejo.

20 anos, quando os Russos tomaram pela força, todos os países de leste europeu, no fim da última guerra, Berlim, onde do lado Oeste, estavam os americanos, com todas as suas liberdades, nasceu a Radio Europa Livre, para ajudar e, via transmissões de rádio, em que Portugal colaborou com os americanos, criou-se a chamada Guerra Fria, e que acabou agora, com a destruição do muro de Berlim e a livre circulação de pessoas e bens.





Aqui trabalhei como radio-técnico, os meus 35 anos de vida profissional.

Tudo isto me aliciava, porque sendo radioamador, e muito activo, estava sempre a aprender coisas novas no emprego e em casa.
Ou seja, eu estava sempre a brincar com coisas maravilhosas , do melhor do mundo!
Em Portugal, a empresa tomou o nome de RARET , porque o nosso Presidente Salazar só permitia que se Retransmitisse, e aqui estou eu a trabalhar na quente sala de emissores que enviavam os programas para o Centro de Emissão, de onde eram irradiados a alta potência, para lá da Cortina de Ferro.


O nosso vencimento, era ligeiramente maior do que o Estado podia pagar aos profissionais radiotelegrafistas , pelo que neste trabalho da recepção, todos os funcionários teriam de saber telegrafia por código Morse, dado que todos os contactos com a Alemanha, para troca de frequências e colocação da várias línguas, era feita por morse, com códigos secretos.

Foi por causa das entradas e saídas desta sala, que apanhei muitas anginas e deram origem aquela crónica intitulada neste blog, " E deram-me 6 meses de vida", mas a tintura de Gaiacol, aplicada em zaragatoas, me viria a vacinar, até hoje, 40 anos depois.

Já nos nossos tempos, foram o General Bonaparte e Adolfo Hitler, que originaram guerras devastadoras em que se mataram milhões de pessoas, e não deram em NADA...

Pelo meio, imensas religiões se queriam impor com mais adeptos, dando origem a mais ódios e guerras, em especial no médio oriente, com guerras em que uma até durou 100 anos.

Os países que tinham nascido em cima de petróleo, como os árabes, enriquecem a vendê-lo cada vez mais caro, porque o mundo capitalista, já utente de imensas indústrias poluentes do ar ambiente, estavam muito dependentes dele.

Portugal foi escolhido para o Tratado de Lisboa, em que se discute a melhor forma de eliminar, tanto quanto possível, as indústrias poluentes.

Nos países menos desenvolvidos e cheios de carências alimentares, também tinham os seus "xicos espertos" , os FEITICEIROS, que usando ervas e truques, lá viviam à grande e a serem muito respeitados pelo povo inculto.

Então apareceram os "FÍSICOS", nos países mais desenvolvidos, e de imediato as UNIVERSIDADES, de onde começaram a aparecer os "xicos" que, aproveitando as ervas e conhecimentos dos feiticeiros, se vieram a tornar em "xicos espertos" com o nome de MÉDICOS.

Todos os remédios, eram fabricados em "PHARMÁCIAS" que misturavam os derivados das ervas dos feiticeiros, e os "xicos espertos" das indústrias, logo viram ali uma forma de ganhar rios de dinheiro, fabricando os mais variados REMÉDIOS ou DROGAS, mesmo que naquelas misturas, existissem produtos com reacções adversas...ou até fatais...

No meio desta malta toda, havia os "charlatães" que continuam a existir e aparecem as "medicinas alternativas", que ainda hoje se degladiam ferozmente.

Mas, há mais de 100 anos, que os "xicos espertos" se interrogavam sobre a necessidade que todo o mundo tem das energias que provêm do SOL e até chegaram à conclusão de que sem ele, não se pode viver com saúde e que subindo de frequência das ondas de rádio, descobertas à cerca de 100 anos, havia ONDAS que possuíam certas energias invisíveis e que possuíam muitas particularidades interessantes, no tratamento de muitas doenças em que os médicos nem acreditavam , mas que estavam a mostrar interessantes resultados, onde a medicina não obtinha qualquer efeito com as suas drogas.

Foi um tal "xico esperto" , de nome Darsonval , que na Europa, até se queimava estranhamente, mesmo tocando na sua "máquina" com todos os seus elementos FRIOS !

Aquilo parecia magia, e por ter estado muito tempo a melhorá-la, acabou por se ver livre duma enorme e horrível ferida, que tinha no nariz, e se havia curado !

A medicina, ao tomar conhecimento deste facto, arrancou logo a pedir máquinas daquelas e a que deram o nome de DIATERMIA POR ONDAS CURTAS.

Nos EUA, defende-se a ideia de que é o calor gerado por estas ondas, que penetram no corpo dos doentes, enquanto na Europa, Marconi, e o tal Darsonval, defendiam que era outra COISA muito poderosa e que se irradiava à distância, quando ligada a fios de cobre, as ANTENAS.

Sobre este assunto, escrevi uma crónica a que chamei "A magia da rádio".

Com estas descobertas e a invenção da válvula termo iónica, foi possível subir cada vez mais em frequência e estudar todo o espectro destas ondas, onde se chegou à conclusão de que, em certa altura, aparecia uma sensação de calor (Infravermelhos) e logo a seguir, todas as cores do arco iris, O SOL que nos ilumina e aquece, e depois os (ultra violetas) e mais acima um pouco, os raios-X e outras frequências ainda em estudo. É por este motivo da proximidade dos raios-X, que não se deve apanhar Sol demasiado, pois os raios-x, destroem a pele das pessoas, com cancros de pele.

Tudo isto foi estudado e medido, e está disponível em qualquer livro dedicado à engenharia radioeléctrica, como o REFERENCE DATA FOR RADIO ENGINEERS.

A obra mais antiga que conheço, é de 1939 e escrita pelo Dr.Angel H.Roffo, a que chamou Tratado de Fisioterapia, e deu o nome de "Las ondas cortas en la medicina", onde foram experimentadas profundamente, imensas enfermidades, incluindo o cancro e que foi publicado pela Editorial Pan América, em Buenos Aires.



Aqui, e já há uma data de anos, eu conheci um médico do Cartaxo, que também era radioamador, com indicativo CT1PK, o Dr. Fragoso de Almeida, e que era um apaixonado pelas comunicações a larga distância, (DX) e havia sido campeão mundial destas comunicações, devido a ter chamadas noturnas e quando chegava a casa, às tantas da madrugada, antes de se ir deitar, ligava o seu rádio e ia escutar as bandas todas, pelo que muitas vezes encontrava estações de muitos milhares de quilómetros, do outro lado do mundo e lá entrava em comunicação com ela, para conseguir todos os diplomas que enchiam as suas paredes de alto abaixo e até no teto !

Ele possuia assim, mais de 10.000 (?) contactos feitos e confirmados por cartão de comunicação feita (QSL) e diplomas, dos mais difíceis de conseguir, espalhados por todas as paredes do seu quarto de comunicações.

A nossa banda favorita para falar, dentro de Portugal, era os 7 MHz, (40 metros) e mantínhamos muito agradável conversa um com o outro, sobre os mais diversos assuntos.

Ele, além de ser médico, também tinha uma fábrica de pirolitos e gazozas, além dum barco Snype que era do seu filho que, depois dos desportos náuticos, enveredou pela aviação profissional.
Nunca o conheci pessoalmente, nem se constituiu família ou terá uma família bonita como era o seu pai, Dr. Fragoso e a sua esposa, Dona Elis, que o acompanhava em todas as viagens. Ela era, positivamente metade dele, a sua querida metade.

Como era um bom garfo, originou imensas reuniões de radioamadores, em especial na cidade de Santarém, onde apareciam imensos colegas de radio, de Norte a Sul.

Nessa altura, eu estava muito entretido com barcos a motor, mas ele me perguntou, um dia, se eu não quereria aquele barco Snype, que se estava a estragar, e que até o poria aqui à minha porta, se eu aceitasse.
Claro que aceitei e depois de lhe ter feito um reboque, lá foi ele para a Barragem de Magos, aquela linda barragem de que falei em "E descobri o paraízo" neste mesmo blog. Quem gozou mais este barco, foi a minha filha Antonieta, que logo mostrou grande facilidade na sua condução e levava horas e horas, a passear as suas amigas.

Quando cá vinha, sempre me convidava para ir almoçar com ele, em qualquer bom restaurante, mas eu ficava muito intrigado ao vê-lo a colocar uma data de comprimidos de várias cores e tamanho, à volta do seu prato, dizendo que uns eram para tomar em jejum e outros para isto e para aquilo, e ainda eram uns 10 ! Ele era uma pessoa corpulenta, mas não gorda, e gostava bem de comer, mas sempre a misturar aquelas drogas todas...
Que bom amigo eu ali tinha e que saudades tenho dele !

Quando lhe foi descoberto um cancro, no intestino delgado, ele disse-me que os médicos conseguem fazer maravilhas em certas doenças, mas que, quando eram complicadas, não entendiam nada...


Quando ele estava na rádio, tinha sempre uma resposta amável para os colegas que lhe punham os seus problemas físicos, como tensão arterial elevada de 18 e, ele logo lhes dizia, que a dele era 25, e não a podia baixar, porque ficava logo sem força para poder trabalhar...

Já nesta altura, e sabendo que a minha esposa sofria de fortes dores de cabeça, nos trazia um saco de analgesicos de oferta, para ela descobrir os de melhor efeito.
Mal sabíamos TODOS, que se estava a formar um cancro nos intestinos, de que viria a falecer poucos anos depois...e assim também perdi a minha cara metade...

Um certo dia, apareceu-me no rádio, com voz chorosa e me informou de que no seu quintal, tinha um cão de guarda, amarrado com uma corrente, mas onde a sua esposa havia tropessado e se estatelado no chão, partindo o colo do fémur, pelo que, dada a sua idade, já um tanto avançada, para ele, ela, a D. Elisa, estaria irremediavelmente perdida...

Sozinho em casa, com uma criada, entra numa enorme depressão e acaba por falecer, ainda antes da esposa, 5 anos depois da operação aos intestinos !

Isto vem a propósito dum programa que vi recentemente na TVI, de um jovem com 25 ou 26 anos, muito bem falante, mas que estava com SIDA e embora medicado com muitas coisas, e já ha muito tempo, sabia que iria morrer dentro de pouco tempo, e até acabou por se comover !

Tive mesmo pena deste rapaz tão novo ainda, e a ver a vida a fugir-lhe e me lembrei daquele Tratado de Ondas Curtas, reportado atrás e pensando: Dado que as bactérias e micróbios não gostam nada das alternâncias das Ondas Curtas, não seria preferível fazer-lhe uma limpeza a todo o seu organismo, cada dia mais debilitado, com elas ?

E por que não ?

Segundo o Tratado, os micróbios ficam "baralhados" e é nessa altura que os nossos glóbulos brancos, os leucócitos, os atacam e destroem.
Mas a nossa medicina não aceita tratamentos alternativos, em especial porque não compreende o seu funcionamento... embora saiba e aceite, como muito úteis, os sistemas complementares de diagnóstico, em que entram os mais variados e evoluídos instrumentos electrónicos, respeitando e acreditando nos seus relatórios.
Eu tenho um colega de rádio, também radioamador, e com indicativo CT1BH, no Porto, Dr. Nogueira Rodrigues, e da minha idade, que possui e trabalha com todos estes equipamentos mais modernos de TAC, RESSOÂNCIA MAGNÉTICA, ECOGRAFIAS, RAIOS-X, etc. e um dia, fiz uma foto duma radiografia do meu torax, e enviei-lhe por e-mail, para ele dar a sua opinião. Umas horas depois, recebi um seu amável telefonema a dizer-me que tudo aquilo era de esperar, depois de tantos anos de pneumotorax e que eu iria morrer de velho ou de outra coisa qualquer !

Como é natural e amando tão profundamente a vida, fiquei radiante !

Mas recentemente, um mês após ter tomado a minha vacina contra as gripes anuais, a PULMONAR-OM, apanhei uma constipação de tal forma intensa, que estava a levar os dias a encharcar lenços e mais lenços, até que fui transportado por meu filho Mário, pelas 9 da noite, às urgências , à procura dum médico que me receitou um antibiótico, mas por qualquer motivo desconhecido, perdi as forças todas e tive de ir parar ao hospital de Vila Franca de Xira, onde estive 6 horas a ser examinado e não chegaram a qualquer conclusão viável, mandando-me embora com uns vaso-dilatadores que teria de inspirar todos os dias, até ao fim da minha vida...

Mas os resultados na prática, não davam nada e me estava a cansar pavorosamente, na mesma. Nem o meu peso, aguentava...
Eu respirava bem, mas me parecia que o ar não prestava, como se não tivesse oxigénio...

O que ainda resultava melhor, era fazer uma data de inspirações e expirações, parado, como fazem os atletas, e depois iniciar a caminhada, lentamente.

Certo dia, e como acordei às 3 da manhã, com uma pieira dos diabos no meu pulmão, resolvi pegar o meu estetoscópio e fui ouvi-lo, de alto abaixo ! Aquilo estava mesmo feio, mas como tenho um gerador de radio feito por mim, para estas coisas, ali mesmo à mão, agarrei nele e fui colocando nos sítios mais ruidosos, enquanto notava a pieira a desaparecer, até ficar limpinho !

Um outro caso idêntico, que contei neste blog, e que intitulei " E a criança mal podia respirar", e era filho duma médica que estava presente, ao ver o miúdo tão triste e a respirar com dificuldade, eu perguntei à mãe se o poderia auscultar e ela aceitou. De imediato constatei que o seu pulmão esquerdo não mostrava nada de entrada de ar, enquanto o direito se ouvia lindamente. Aí perguntei à mãe se me deixava aplicar as ondas de radio, por 5 minutos e à mínima potência de 5W, o que ela aceitou.

No dia seguinte, todo o pulmão parado, estava a ouvir-se e o miúdo nunca mais necessitou das "bombas" de ar. Já se passaram 5 anos e nunca mais teve acesso de falta de ar, e até se tornou desportista e magnífico aluno.

Com o meu pulmão "rebentado", de que falei recentemente, agora limpo, ganhei força de imediato e já me sinto como novo.

Para complementar esta crónica, vai uma página do Tratado de Fisioterapia, na página ligada a problemas do "aparato respiratório", que mesmo sendo em espanhol, qualquer pessoa entende.



« En todas las afecciones agudas del aparato respiratório superior como ser: las rinites, laringitis, traqueitis, las mismas amigdalitis,agudas,ofrecen un amplio campo para la aplicacion terapeutica de las ondas cortas y que puedem ofrecer al médico práctico resultados muy buenos y fáciles en la aplicacion, con gran asombro de los enfermos de ver curados sus resfrios y seudogripes en menos de 24 horas, con una o dos aplicaciones. »