sexta-feira, 1 de agosto de 2008

E A MINHA CADEIRA PEGOU FOGO...

Era Inverno, mas eu havia estado tranquilamente assentado na véspera, na minha cadeira favorita, de costas para a janela que dá para a rua, e dele me vinha a luz, mais do que a suficiente, para poder ler e pensar tranquilamente, ou ouvir deliciado as minhas músicas favoritas e irradiadas pelas minhas brutais colunas de HI-FI, dado ser um apaixonado pelo som de alta qualidade.

Como toda a gente, eu também gostava muito daquele meu cantinho, que tem sido desde há muitos anos, mais de 30, o meu lugar preferido e de tão tranquilo e calmo, que imensas vezes, me deixo adormecer por algum tempo.

Dele posso comandar toda a aparelhagem de HI-FI, Gira-discos, Videotape, DVD e CD's, além dum receptor de TV de médias dimensões, só com o estender dum braço.

O mais engraçado, é que quase toda esta aparelhagem, me foi oferecida para deitar ao lixo e talvez poder aproveitar algumas peças. Mas como Deus me deu um pouco de habilidade e paciência, mais ou menos , sempre fui encontrando maneira de as repor em funcionamento ... nem que para tal, tivesse de usar semanas e semanas de trabalho... muita persistência e estudo.

Quase todas estas reparações, deram origem à escrita de artigos técnicos que ia publicando na única revista técnica portuguesa, de rádio, que se publica em Portugal, em Viseu, e que se chama QSP, onde descrevi como havia executado as reparações, com a ideia de entusiasmar outras pessoas a optarem por reparar elas mesmas, em vez de simplesmente, deitar ao lixo.

Pelos comentários e correio que alguns dos seus 8000 leitores, me iam fazendo, a pouco e pouco fui ficando talvez demasiadamente conhecido... mas só nessa revista, já publiquei quase 1000 paginas, e desde há muitos anos.


Verdade seja dita que as minhas conversas via rádio, com tanta gente desconhecida, também ajudaram a que as minhas comunicações deixassem transbordar um pouco desta alegria de ajudar os outros e assim ganhei centenas ou milhares de amigos.
Hoje, com 81 anos, sinto a felicidade profunda de ter podido ajudar imensa gente com ideias e opiniões.

Mas para estar melhor de temperatura, eu havia colocado um cobertor eléctrico sobre as pernas, desses pequenos, que só colocava sobre as pernas, transversalmente, na cama, até que havendo chegado a hora de jantar, sacudi-o de cima de mim, e desliguei a corrente eléctrica geral do meu "quarto dos brinquedos", onde tenho quase tudo o que é ligado à rede de energia, como PC, equipamento de comunicações rádio em muitas bandas, imensa aparelhagem de análise de electrónica, Printers, Piano electrónico, além da biblioteca repleta de artigos técnicos de todo o estilo, até mesmo médicos, montanhas de discos LP, cassetes e CD's, máquinas fotográficas, cinema, video, etc...

Esta operação exige um disjuntor geral e, para ter a certeza de que não fica nenhum aparelho ligado, desligando-o, posso abandonar a sala em descanso.

No dia seguinte, e por norma, enquanto me estou a "alindar", ligo esse disjuntor e o computador, deixando-o a carregar tudo o que é normal, incluindo o correio electrónico.

Assim, mal me sinto suficientemente "alindado", venho ver o que o PC deixou entrar e logo começo a faina do dia, vendo os mails e respondendo a todos os que têm de ser respondidos, ou gozando com muito do correio entrado, algum mesmo de me fazer rir, de tão jocoso que é, e outros me deliciam a ver imagens de todo o Mundo, daqueles "pps", com imagens de sonho, ou pequenos filmes do YOUTUBE. Ou seja, deixo entrar no meu quarto, O MUNDO !

Mas naquele dia "malvado", enquanto me estava a "alindar", notei cheiro a fumo e logo me dirigi à cozinha, sítio mais provável de me ter esquecido de alguma coisa ligada, até porque a minha governante estava lá, mas não; o cheiro vinha do meu quarto dos brinquedos, para onde corri, mas embora estivesse a luz acesa, não via nada!!!

Estava completamente às escuras com espesso fumo negro e, de imediato, ainda sem saber o que estaria a originar aquela fumarada, logo desliguei o disjuntor, mas nesse preciso instante, o cobertor eléctrico entrou a arder em poderosas chamas! Explodiu!

Pior, agora já não era só o fumo, mas o calor das chamas era insuportável !

Ainda corri ao WC à procura dum balde de água, mas já não conseguia apagar o fogo que se agarrou aos cortinados da janela e já as chamas iam no tecto, com a minha cadeira a arder e até as madeiras da janela, além do chão e duma secretária cheia de material electrónico, que está mesmo ao lado!

Ainda berrei à porta de entrada, para me chamarem os bombeiros, mas eu já sabia que se eles aparecesse, e até só estavam a uns 500 ou 600 metros de distância, toda a minha valiosa aparelhagem, iria para a sucata com a água que eles me iriam lançar sobre ela... provavelmente...

Felizmente que a minha governante, a D. Paula Pirico, mulher intrépida e muito desenrascada nas lides do campo e com as fogueiras que tinha de fazer todos os anos, para se ver livre do pasto seco, logo se lembrou que o melhor seria abrir a janela e atirar com o cadeirão a arder por ela fora, e se alguém lá estivesse a passar, que se afastasse!

Uma coisa era certa, não havia mais tempo a perder e a falta de ar era enorme, além do calor abrasador que inundava o quarto todo ! Felizmente que era um rés-do-hão !

Mas como chegar à janela, se aquilo era um mar de chamas ?

Com enorme coragem, a D. Paula enrolou uma toalha no seu braço direito, estendeu-o por entre as chamas e conseguiu abri-la de par em par, e com a minha ajuda, lá conseguimos nós os dois, agarrar os dois pés da frente do cadeirão, nuns centímetros que ainda não estavam a arder e num repente, atirámos com o "maple" para a rua, onde já estava toda a vizinhança a ver o espectáculo... do outro lado da rua.

Daí a momentos, surgem os bombeiros que abafaram o incêndio do cadeirão, aquela coisa estranha e incrível, pois provavelmente ninguém entendia porque estaria um cadeirão a arder daquela forma...

Eu já não podia mais respirar e estava quase a desfalecer, mas a minha intrépida governante, arrancou os restos dos cortinados que ainda estavam a arder, enquanto eu ia buscar mais água e assim, lá conseguimos acabar com aquele incêndio, mas a sala estava toda negra de fumo, paredes e todos os aparelhos existentes !

Que tristeza de quarto, mas felizmente a estante dos livros não tinha sido afectada e com imensa paciência, peça a peça, lá se foi limpando cada uma e inclusive o soalho de madeira, até tive de arrancar muitos tacos que já estavam a arder e eram só carvão.

Nos dias seguintes, havia imenso que fazer, como lavar as paredes enegrecidas, até voltar a ter o meu cantinho dos brinquedos, em condições de se poder lá estar, se levou muito tempo, pois havia que deixar secar tudo e inclusive pintar o quarto de creme, que era a sua cor normal, e o tecto de branco, trabalho que a minha governante teimou em fazer por suas mãos.

Para a D. Paula, aquilo tinha sido só mais um incêndio, mas para mim, não !


Por que diabo o cobertor eléctrico se teria incendiado ?

Na verdade, bêbado de sono, na véspera, eu não me lembrava de o ter desligado, quando o tirei de cima de mim e ele tinha ficado mais ou menos dobrado, quando eu liguei o disjuntor no dia seguinte.

Ou seja, naquelas dobras do cobertor, a temperatura tinha subido drasticamente em poucos minutos, logo se seguindo o disparar do incêndio.

Aquilo nunca mais me deveria acontecer e até escrevi depois, um artigo para uma revista técnica de radio, para que nunca se deixasse um cobertor eléctrico dobrado e ligado.

E fiquei a pensar nos imensos incêndios que estes cobertores eléctricos têm proporcionado, por este motivo.

São coisas muito bem feitas, mas têm de estar sempre alisados e nunca os tratar como simples e vulgares cobertores. Eles não permitem dobras.

31 comentários:

Mário Portugal Leça Faria disse...

Para conhecimento de todos os leitores, publica-se abaixo os 22 comentários publicados no site brasileiro "Lima Coelho" a propósito deste post "E a minha cadeira pegou fogo..."

Anónimo disse...

Saber contar histórias é uma qualidade que muito poucos têm.
Meus parabéns, um beijo e um forte abraço do seu sobrinho além mar.

Comentário Enviado Por: Carlos Mar Patrício de Bettencourt Faria
Em: 21/8/2008

Anónimo disse...

Grande Mário, gostei de sua crônica

Comentário Enviado Por: Paulo Tardelli
Em: 05/8/2008

Anónimo disse...

Sou leitor de suas crônicas. E me divirto mundo com elas

Comentário Enviado Por: Pedro Tenório
Em: 04/8/2008

Anónimo disse...

Prezado Mário, meus parabéns por toda a sua garra em registrar suas memórias

Comentário Enviado Por: George Matos
Em: 03/8/2008

Anónimo disse...

Oi Mário, parabéns

Comentário Enviado Por: Ernê
Em: 03/8/2008

Anónimo disse...

Caro Mário, valeu!

Comentário Enviado Por: Maria das Graças Dourado
Em: 03/8/2008

Anónimo disse...

Oi Mário, que texto bem escrito.

Comentário Enviado Por: Mariza Filgueira
Em: 02/8/2008

Anónimo disse...

Prezado Mário, suas crônicas trazem você até nós, e os entimos como um amigo

Comentário Enviado Por: Valdir Cabral
Em: 02/8/2008

Anónimo disse...

Oi Mário, beleza pura tuas crônicas

Comentário Enviado Por: Débora Feitosa
Em: 02/8/2008

Anónimo disse...

Mário, você é de fato um baú de lembranças. Gosto muito de suas crônicas.

Comentário Enviado Por: Benedito Lopes Vieira
Em: 02/8/2008

Anónimo disse...

Valente Mário, suas crônicas são uma beleza

Comentário Enviado Por: Edgar Pérez
Em: 02/8/2008

Anónimo disse...

Meus parabéns e muito obrigado por nos contar suas vivências

Comentário Enviado Por: Zuleide Lima
Em: 02/8/2008

Anónimo disse...

Valeu, Mário

Comentário Enviado Por: Gracinha
Em: 02/8/2008

Anónimo disse...

Mário, você tem histórias, cara. Tire-as do baú mesmo.

Comentário Enviado Por: Rita Teixeira
Em: 02/8/2008

Anónimo disse...

Uma crônica muito legal, apesar de ser sobre um acidente

Comentário Enviado Por: Lelena
Em: 02/8/2008

Anónimo disse...

Oi Mário, quantas memórias!

Comentário Enviado Por: Ana Terra Em: 02/8/2008

Anónimo disse...

Muito Mário

Comentário Enviado Por: Joel Ramos
Em: 02/8/2008

Anónimo disse...

Bela crônica Mário

Comentário Enviado Por: Alcides
Em: 02/8/2008

Anónimo disse...

Parabéns Mário

Comentário Enviado Por: Juarez Moreira
Em: 01/8/2008

Anónimo disse...

Mário, gosto muito de tuas crônicas

Comentário Enviado Por: Ribamar Muniz
Em: 01/8/2008

Anónimo disse...

Oi Mário, adorei

Comentário Enviado Por: Carla Porto
Em: 01/8/2008

Anónimo disse...

Eita Márioq ue tem história, minha gente. Gosto de lê-lo

Comentário Enviado Por: Dorinha do Anil
Em: 01/8/2008

Anónimo disse...

http://www.fragrance-direct.info/ wholesale christmas fragrances 40ml website cheapest women perfume review 0.8 FL OZ reviews not fake Love In Black 3.4 UK FL OZ reviews Sale of Maitre Parfumeur Et Gantier 96.60ml free gifts Purchase fragrance hotel rose 3 FL OZ 90ml compare prices not fake best smelling colognes for men 0.8 FL OZ visa Sale of Christine Darvin 25ml gift sets original Emporio Armani Diamonds 0.17 FL OZ visa Shopping for rodriguez fragrance 1.5ml visa cheap She Wood 3 FL OZ 90ml amex Shop for curves cologne for men 3.4 UK FL OZ deals Get Krizia 0.5 FL OZ online Get basenotes cologne 5ml paypal authentic Vicky Tiel 30ml deals Shopping for Isabell Mandarin 25ml bonus Purchase realm perfume for women 80ml for less authentic mens cologne sample 2.5 FL OZ amex Sale of Escada Tropical Punch 1 FL OZ gift sets best fragrance rose hotel singapore 100.55ml online cheapest Iris 25ml visa

[b]Get the best deals on Mens and Womens Perfumes.[/b]
[url=http://cloakedlink.com/nsayuwazuf]
[img]http://fragrance-direct.info/bigarrow.gif[/img]

http://cloakedlink.com/nsayuwazuf <== VISIT THIS SITE TODAY (Up to[u] 80% Discount[/u] on select items)
[/url]



[size=1] IGNORE THIS----------------------------
[url=http://lucasbuckley157.vox.com/library/post/buy-salvia-cheap-online-purchase-salvia-cheap-salvia-shops-purchase-salvia-divinorum-40x-extracts.html] Purchase Salvia Powder Affordable Online [/url]
[url=http://sites.google.com/site/buysalviacheaponline/buy-salvia-cheap-online-purchase-salvia-cheap-salvia-shops-purchase-salvia-divinorum-40x-extracts] Buy Salvia plant Affordable Online [/url]
[url=http://wheretobuysalvi.livejournal.com/463.html]Buy Salvia Powder Cheap Online [/url]
[url=http://buysalviacheap3.blogspot.com/2010/01/buy-salvia-cheap-online-purchase-salvia.html]Buy Salvia plant Cheap Online [/url]

teeth whiteninhg cost for zoom for teeth whitening portsmouth ohio teeth whitening tteeth whitening opalescence teeth whitening gel [url=http://teethwhiteningstripsreviews.info] tooth whiteners strips reviewed[/url] Kyrgyzstan teefth whitening teeth whitening auckland Magog Broxtowe tooth whitening phuket Arabia, Saudi rapid white teeth whitening Weyburn Nagasaki Nottingham tooth whitening paste home tooth whitening colgate toth whitening

[url=http://guaranteedheightincrease.info/]height enhancement[/url] - http://guaranteedheightincrease.info/

[url=http://provenpenisenlargement.info/]proven penis enhancement[/url] - http://provenpenisenlargement.info/

[url=http://provenskincareadvice.info/]skin care tips[/url] - http://provenskincareadvice.info/

[url=http://getrichgambling.info/]get money gambling[/url] - http://getrichgambling.info/

[url=http://herpesoutbreak-gentalwarts.info/]herpes outbreaks[/url] - http://herpesoutbreak-gentalwarts.info/

[url=http://STOP-PREMATURE-EJACULATION-SOLUTIONS.INFO]stop premature ejaculation[/url] - http://STOP-PREMATURE-EJACULATION-SOLUTIONS.INFO

[url=http://3GMOBILEPHONESFORSALE.INFO]3g mobile phone on sale[/url] - http://3GMOBILEPHONESFORSALE.INFO

[url=http://internationaloddities.reviewsdiscountsonline.com] international oddities[/url]

[url=http://drobuds.reviewsdiscountsonline.com]dro buds [/url]

Anónimo disse...

Hi

I am new to this spot. I found loads of useful information here. I would also like to add some thing for this community. I would like to share some [url=http://www.weightrapidloss.com/lose-10-pounds-in-2-weeks-quick-weight-loss-tips]quick weight loss tips[/url]. If you need to know how to lose 10 pounds in a week, you are likely not looking for a general diet and exercise plan. You can lose weight with a regular diet and exercise plan, However this requires a lot of time doing intensive cardio practises and sticking with a strict diet. Here I will outline the right steps that I took to lose 10 pounds in just a calendar week.

1. Stay away from all deep-fried nutrients for the week
2. Drink an 8oz glass of grapefruit with breakfast every day. (this speeds up your metabolism)
3. Consume average portions (stop eating when you are full)
4. If you are taking 3 huge a meals a day, consume 5-6 small meals to keep your metabolism up and keep your body burning fat.
5. Do not eat anything after 9pm. When you eat that late your body does not burn off the calories.
6. Proper sleep is necessary everyday.. Not having adequate rest has been proved to be a major factor to the body putting up excess fat.
7. Apply a body/colon cleanse for the 7 days. This will get rid of extra weight stored just about the stomach area as well as cleanse your body of harmfull pollutants that cause you store fat and feel tired. Flush away excess pounds around the stomach area that otherwise would be hard to lose.
8. I reccomend you using Acai Berry Diet Pills. This one is tested to work, and you can get a free trial.
9. For those people who need to burn fat quickly, avoid alcoholic beverage.
10[url=http://www.weightrapidloss.com/lose-10-pounds-in-2-weeks-quick-weight-loss-tips].[/url] A low GI diet is an superior method of loosing weight quickly.

Thanks![url=http://www.weightrapidloss.com].[/url]!

Anónimo disse...

like gambling? love las vegas? crackle the all reborn [url=http://www.casinolasvegass.com]casino[/url] las vegas at www.casinolasvegass.com with because of 75 up to girlfriend unstinting [url=http://www.casinolasvegass.com]online casino[/url] games like slots, roulette, baccarat, craps and more and lick unequivocal coins with our $400 cost-free bonus.
we be steadfast unbroken thither twice games then the pass‚ online [url=http://www.place-a-bet.net/]casino[/url] www.place-a-bet.net!

Anónimo disse...

Jezeli interesuja cie dokladniejsze informacje na temat wnioskow o bron palna to zajrzyj na ta strone [url=http://studencki-kredyt.pl/pozwolenie-na-bron.html]pozwolenie na bron[/url].


[url=http://studencki-kredyt.pl/pozwolenie-na-bron.html]pozwolenie na bron palna[/url]

Anónimo disse...

[url=http://studencki-kredyt.pl/zycie-studenckie.html]kredyty a zycie studenckie[/url]
http://studencki-kredyt.pl/choroba-pageta.html
http://studencki-kredyt.pl/choroba-perthesa.html
http://studencki-kredyt.pl/choroba-peyroniego.html
http://studencki-kredyt.pl/choroba-popromienna.html
http://studencki-kredyt.pl/choroba-quervaina.html
http://studencki-kredyt.pl/choroba-raynauda.html
http://studencki-kredyt.pl/choroba-wiencowa.html
http://studencki-kredyt.pl/choroba-wilsona.html

Anónimo disse...

hi

i am trying to insert a [url=http://www.getapoll.com/]pol[/url]l intro this forum and i can't add the code from the page to this forum.
Is there a tutorial so i can add a poll?
i wan't to make a financial poll to know which services are better to apply payday loans or [url=http://www.usainstantpayday.com/]bad credit loans[/url]

thanks
deveecontouts

Anónimo disse...

Phenomenal site!

Most everyone needs to obtain insurance at one time or another, whether it is
auto insurance, life insurance, health insurance, or homeowners insurance.
These times it is more painless than ever to get complimentary insurance quotations from multiple
companies in order to find the foremost deal. You can also discover how to redeem
a good deal of money in free gasoline when you get your insurance cost quotes.

[url=http://freeinsurancequoteshq.com]Insurance price quotes[/url]
http://freeinsurancequoteshq.com

[url=http://www.weddingringsforever.com/]Tungsten Wedding Rings[/url]

http://familytreesoftware.org/family-history-software/

Anónimo disse...

thanks for adding me to the forum[url=http://board.bantamkrabi.com/index.php?action=profile;u=491
].[/url]