quarta-feira, 25 de outubro de 2006

Iniciando BLOG

Com as minhas desculpas, por ser um nabo nestas coisas, venho cumprimentar quem teve a curiosidade de entrar neste BLOG.
Tenho 79 anos e nasci em Ginetes, S.Miguel- Açores.
Sou filho e neto de pessoas muito interessadas pelas curiosidades mais ou menos científicas, desde as mecânicas às electrónicas, passando pelas máquinas de relojoaria, e mais tarde pela aviação, tendo sido largado em ULM, com 4 horas de treino.
Dada a curiosidade por quase tudo, tenho de explorar todas as coisas que me aparecem pela mão, só deitando ao lixo, o que realmente o é, mas depois de muito ter estudado como são feitas.
Esta curiosidade, levou-me, em 1949, a entrar para a actividade de Radioamador, HOBBY que ainda hoje pratico, com indicativo CT1DT.
Tendo tido como pai, um Engenheiro de máquinas e como avô, um médico de clínica geral, senti sempre uma curiosidade imensa pela medicina e, em 1989, por casualidade, vim a descobrir que era possível fazer tratamento de diatermia, com o uso de uma placa de circuito impresso, muito usadas nas montagens electrónicas e que, ligada a um vulgar emissor de radioamador, na banda dos 40 metros, com somente uma dezena de Watt, podia obter muito interessantes resultados em imensas doenças.
Devido ao interesse mostrado por inúmeros radioamadores, ví-me impelido para a construção de algumas centenas destas placas e tém-me sido grato receber os mais rasgados elogios quanto aos seus resultados.
Muitas pessoas, sabendo disto, vieram solicitar-me ajuda pessoal nos seus males, tratamentos que sempre foram feitos de forma graciosa e, na sua maioria, com óptimos resultados.
Dado o meu antigo interesse pela aviação, construi 7 triciclos para voo em asa delta motorizada, em que voei imensas vezes, na companhia de um genro.
Com este interesse, também construi e pilotei vários modelos, incluindo um helicóptero GETRANGER.
Verificando que algumas revistas técnicas, estavam à procura de artigos de electrónica, já publiquei mais de 1000 páginas, não só de técnica electrónica, mas também sobre muitos outros assuntos, porque me apaixona tudo.
Actualmente tenho estado só a dar colaboração à revista QSP, publicada em Viseu, podendo qualquer pessoa ter acesso a ela, via e-mail qsprevista@mail.telepac.pt
É meu intuito vir aqui falar não só dos assuntos que mais me têm aliciado, mas também procurar dar ajuda a quem ma procurar.
Durante 35 anos, fui funcionário da extinta Empresa Americana "Radio Free Europe" e, ainda em seu serviço técnico, publiquei um Boletim Técnico de nome RARET, onde foram publicados imensos artigos de técnicas diversas, desde a marinha à música, passando por energias alternativas, electrónica geral, aviação, etc. e durante 9 anos, em revistas mensais.
E, para começar o meu BLOG, parece-me que já chega.
Grato pela paciência que teve em me ler.
Mário Bettencourt Faria

Escrito por Engenhocando em 2006/10/25 às 14:02:08

1 comentário:

Unknown disse...

Aqui eu pude conhecer um pouquinho mais o senhor.
Seu genro teve coragem, hem!
Estou apenas brincando, viu?
Abração
Yolanda