quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

AFINAL SOMOS TODOS CULPADOS ( 4 )



ESCUTAS TELEFÓNICAS


Cronica nº.114
Janeiro 7-2010



Se o leitor tiver os conhecimentos técnicos suficientes, para desenvolver um tipo de telefone especial, com segredo de chamada, para conseguir vê-lo a funcionar e autorizado, vai ter de enviar à ANACOM, que dirige todas as comunicações em Portugal, toda a esquemática envolvida, para conseguir autorização.


E vai ter de esperar, porque eles irão ter de estudar o aparelho e contruir um modelo, para poderem ouvir o que se lá diz.


Isto é o que acontece aos radioamadores, por exemplo, que estão sempre a inventar tipos de telefone especiais, e todas as suas comunicações têm de ser controladas pelo Serviços de Escuta.


Verdade seja dita que podem existir no mercado, telefones vindos do estrangeio, e que a ANACOM não conhece ainda, ou então receptores muito especiais, que conseguem captar as comunicações e entendê-las, por já possuirem os descodificadores necessários.


Ou seja, por fora da ANACOM, podem existir já outros equipamentos que qualquer pessoa pode adquirir e usar.


Isto é uma lástima, porque sendo todas as comunicações via rádio, e se a pessoa que pretende escutar, tiver uma antena apropriada, o poderá fazer com toda a facilidade, mesmo sem a ANACOM o saber.


Os telemóveis, são, por isso, o tipo de comunicações mais frágeis que existem, e vão continuar a ser, mesmo que se mudem ou incluam descodificadores especiais, ou as suas frequências.


Assim, se qualquer pessoa desejar possuir uma comunicação de segurança, tem de fugir dos telemóveis.


Fim da crónica nº.4 sobre Radio Escutas

Sem comentários: