sexta-feira, 17 de novembro de 2006

MEU AMIGO MARTINHO

João Martinho, seguido de CT1UP (Fernando Percheiro)

e este vosso amigo Mário Portugal, num fresco dia de inverno.

Meu grande amigo de há mais de 50 anos, João Vitalino Martinho, que foi professor da instrução primária, durante toda a sua vida, é uma daquelas interessantes pessoas que um dia encontramos pelo decorrer dos anos e nunca mais esquecemos. É mais um marco importante na nossa vida !

Tendo por Signo Escorpião, é certo e sabido que para tudo está sempre pronto a dar uma "ferroada", quando a situação se apresenta favorável...

Quando em contacto pessoal, de grande facilidade de expressão, atento a tudo o que o rodeia, não deixa passar a oportunidade de uma boa gargalhada.

Uma das suas últimas, foi passada numa Repartição Pública, onde havia de ser preenchida uma ficha e a menina lhe perguntou qual era a sua profissão, ao que ele prontamente respondeu « Professor, mas reformado», mas ela omitiu a palavra professor e só escreveu Reformado...

De imediato, o amigo Martinho interpelou a funcionária e vai de perguntar : - Mas desde quando REFORADO era uma profissão...

A menina, toda encabulada, pediu desculpa e vai de agarrar outro impresso, mas agora com todo o cuidado, não lhe fosse escapar mais alguma, lá escreveu tudo correctamente...perante o olhar astuto do Martinho...

Outra vez, havia ido ao campo buscar uma pequena arvore de Natal, mas um pouco da ramagem, ficava à vista, fora do porta-bagagens. Nem de propósito, um polícia de trânsito, o mandou parar e vai de querer saber o que ali levava, mas ficou todo encabulado, quando o Martinho lhe pergunta: - Ora diga-me lá qual é o código de estrada que proíbe transportar uma pequena árvore de Natal no porta bagagens...O polícia engoliu em seco e lá o mandou seguir...

A maioria das pessoas para e pensa um pouco, antes de falar, mas para o Martinho, é instantâneo... dá mesmo a sensação de que já tem e sempre, na ponta da língua, o que tem de dizer...

Mas o Martinho, que os nossos leitores só conhecem destas tão curiosas reportagens feitas neste BLOG, além de professor, tem imensa habilidade de mãos e mete-as em tudo quanto aparece, nem que seja a substituição de tubos de rega da sua horta, às torneiras, à montagem de antenas de rádio, por ser radioamador com indicativo CT1AP, às construções mecânicas, sabendo usar imensas ferramentas, como torno, serras mecânicas, soldadura, como à construção de equipamentos electrónicos, a fotografia, etc.etc.

Ele até chegou a ser locutor de rádio no antigo Rádio Ribatejo e dava a sua colaboraçao a tudo quanto tivesse algo de científico.

Em 1960, é o primeiro radioamador português que intenta a construção e montagem duma estação de rádio móvel, CT1APM, o que veio despoletar um grande interesse por essa modalidade, nessa época muito complexa, devido à necessidade de se gerar mais de 500V DC para alimentar as válvulas do andar final, provinda da bateria do carro de somente 12Vdc, mas ele tanto furou que conseguiu descobrir pela radio, um amigo nos EUA, um tal Frank Rose, de quem viria a ficar muito amigo, e lhe descobriu naquele país, os transistores necessários para a fonte de alimentação comutada. Assim, e como gostava muito de passear de automóvel, ia fazendo as suas comunicações à volta do Mundo, de bordo do seu belo carrinho, depois duma luta atróz com a sintonia da sua minúscula antena.

Foi nesta altura que também entrei para esta modalidade, bem como o colega Valdemar Vidal, CT1 AYM, e foi organizado um concurso na banda dos 40 metros, sendo finalizado em Santarém, onde inúmeros colegas nos esperavam, alguns para nos conhecerem pessoalmente, e outros para verem as nossas estações móveis. O "Rei da festa", era o nosso anfitrião CT1PK, Dr. Fragoso de Almeida, infelizmente já falecido.

O João Vitalino Martinho, sempre foi e será até ao fim da sua vida, um poli-valente, como agora se diz frequentemente, um "free lancer".

Um dia, perante a saborosa leitura de um dos seus escritos, perguntei-lhe como é que ele havia descoberto aquelas pessoas já falecidas há tantos anos.

Aí ele me disse que era simples, pois dava uma volta pelo cemitério do Espinheiro, e observava as datas de vida de alguns falecidos que havia conhecido e ia à procura de quem os tivesse também conhecido. Assim, conversa daqui, conversa dali, reunia facilmente os dados das vidas dessas pessoas e depois, era só "compor o ramalhete", dando-lhes vida, aquela vida que tanto nos encanta ler.

Não havia dúvida que era uma boa ideia, embora um tanto trabalhosa, mas muito do agrado deste ribatejano tão ilustre, em contacto com os seus patrícios ribatejanos, que tanto o admiram e eu também.

João Martinho nasceu em Outubro de 1928, tendo completado o ensino primário em 1939, ingressando de imediato no Liceu de Santarém. Depois foi finalizar os seus estudos no liceu D. João III, em Coimbra e terminou o curso de Magistério Primário em 1951. De seguida foi Director das escolas nºs 1, 4 e 8 de Santarém, secretário das escolas de aplicação anexas à escola do Magistério Primário de Santarém e orientador de estágio de numerosos professores recém-formados e corpo docente da referia Escola do Magistério, leccionando Didáctica Geral e Especial, e organizou um gabinete de audiovisuais.

Aposentou-se em 1992

Notas do Editor

Sem comentários: